Ah, Fortaleza!

Em 2006, a Terra da Luz publica o livro Ah, Fortaleza!, produzido a partir de desejos e afetos sobre a capital cearense. Por isso o título alude a um suspiro de bem-querer: Ah, Fortaleza!

A publicação, uma antologia de fotografias e textos, reúne diversos olhares sobre a cidade entre 1880 e 1950. Em suas páginas estão fluxos de momentos da memória, do tempo da delicadeza, possibilitando assim um passeio por suas ruas, praças, patrimônio arquitetônico, praias, cotidiano, rebeldias e olhares sobre os corpos que transitam se deliciando com o vento que balança as palhas do coqueiro e os cabelos da morena.
O projeto originou-se da ideia de construir uma memória visual de Fortaleza, na qual o patrimônio edificado dividisse atenções com o elemento humano. Assim, o livro não se limita ao registro histórico dos prédios e praças, ruas e roteiros, mas valoriza também as pessoas que ocuparam esse espaço histórico-geográfico e nele deixaram a marca imaterial de sua passagem.

A experiência foi expandida na exposição Memórias da Cidade, realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em abril de 2006. A exposição reuniu fotografias, objetos e pedaços do cotidiano da adolescência de Fortaleza, levando-nos a um diálogo com mapas, documentos, peças que nos remetem, tanto quanto o livro, a um passado próximo, que ecoa na nossa memória

Fazendo eco ao livro, a exposição construiu um retrato de uma maneira de viver numa cidade que apenas crescia, fisica e emocionalmente.

O livro ilustra o período de 1880 a 1950. Foi premiado na Edição Buenos Aires do Festival Internacional de Publicidade de Gramado com o Galo de Bronze, na categoria Design Editorial.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s